Como executar o ASSENTAMENTO DE PORCELANATO?
O Porcelanato não exige nenhuma mudança significativa no processo convencional de assentamento de revestimentos cerâmicos.
Para garantir a beleza e aumentar a vida útil de um sistema revestido com cerâmica, chamamos a atenção para os seguintes aspectos:
- Conhecer a qualidade do serviço do profissional assentador a ser contratado para a execução dos trabalhos de assentamento.
- Obedecer o tempo de cura contrapiso e ou emboço ( em média 28 dias).
- O Porcelanato por ter uma baixíssima absorção de água, não deve ser molhado antes do assentamento. Deve-se apenas retirar o pó com um pano seco;
- Utilizar juntas de 2 mm no caso de peças retificadas e juntas de 5mm ou 1% do tamanho da peça, no caso de peças não retificadas. O Porcelanato necessita de juntas mínimas para assentamento, garantido um perfeito alinhamento, apenas para que a alvenaria e argamassa possam expandir e contrair sem perigo de descolar o revestimento. Para posicionar o revestimento, deve-se colocá-lo um pouco afastado da posição final e arrastá-lo até a mesma com um movimento de vai e vem.
- Bater vigorosamente com o martelo de borracha sobre toda a superfície do revestimento, para que o esmagamento dos cordões de argamassa seja total.
- Utilizar somente argamassa de assentamento industrializada. Verificar se tem efetiva adição de resinas orgânicas (argamassa colante tipo AC-3), conforme a norma NBR 14081. Para porcelanato em fachadas recomendamos a argamassa tipo AC-3E.
- Utilizar somente rejuntes epóxi industrializados. Verificar se tem efetiva adição de resinas orgânicas, específicas para o uso em Porcelanatos. Não esquecer de verificar se é flexível, impermeável, lavável, anti-fungo e com cor estável.
- Para formatos acima de 30x30, utilizar a técnica de dupla colagem.
- Tenha certeza de que 100% do verso da peça esteja coberto com argamassa . (a cada 5 m² assentado, arranque uma peça e analise a parte de trás da mesma).
- Os pisos já assentados não podem ser castigados pelo tráfego intenso de obra. A norma diz que devem ser protegidos com papelão e gesso contra o tráfego abrasivo de obra ("chiados de areia"). O pior inimigo do produto, provocando manchas e riscados, é a própria obra.
- Recomendamos que as peças devem ser preventivamente impregnadas com cera incolor, antes de aplicar o rejunte, pois quem penetrará nos poros da peça será a cera e não a sujeira, tornando-a assim, uma peça de fácil limpeza .
- Rejuntar 72 horas após o assentamento.
- Não utilizar ácido para limpeza o revestimento.
Como devo cortar o PORCELANATO?
Para cortes retos, com largura igual ou superior a 10 cm em peças com formato menor ou igual ao 60x60 , pode-se utilizar o CORTADOR PARA CERAMICA, mas a wídia deve estar bom estado de conservação. Para realizar o corte: efetua-se um RISCO ÚNICO E FIRME sobre a peça (com o auxílio de um riscador) e depois efetua-se o corte normal.
A utilização do disco da MAKITA (A 86-337) deve ser recomendo para RECORTES e CORTES ESTREITOS e/ou cortes em PEÇAS COM FORMATO ACIMA DE 60X60 .
Para furos utilizar broca diamantada.
É muito importante utilizar o disco e broca certa para ter acabamento perfeito.
Qual a argamassa utilizada para o ASSENTAMENTO DO PORCELANATO?
Esta argamassa possui aditivos químicos e retentores de umidade que possibilitam a colagem química.
É uma argamassa colante especial para porcelanato, tipo polimérica, ligação química. Não use para porcelanato argamassas com ligação a base de cimento. Motivo: o porcelanato tem absorção de água quase zero, menor que os outros revestimentos. As argamassas convencionais de cimento não servem para colar porcelanato, como também não servem para colar vidro ou plástico.
Não é possível colar um prato de porcelana quebrado com cimento. Materiais sem capilaridade, não dão a mínima chance de ancoragem ao cimento pois não tem como absorver a água liberada pela argamassa. Use argamassas de tipo AC-3 e AC-3E, conforme
a norma brasileira NBR 14081, que especifica as argamassas colantes.
Podemos UTILIZAR ARGAMASSA PREPARADA NA OBRA PARA ASSENTAR PORCELANATO?
Não!! A argamassa preparada na obra não apresenta aditivos químicos que possibilitam a colagem de um revestimento cerâmico com baixíssima absorção d’água, como é o caso do porcelanato. Recomendamos a utilização de uma argamassa industrializada do tipo AC – 3 e/ou AC-3E.
Qual a junta de assentamento que devemos utilizar, para assentar o porcelanato?
Para as peças retificadas recomenda-se junta de 2mm e para peças não retificadas as juntas devem ser de 5mm ou 1% do tamanho da peça.
Posso usar junta seca no assentamento do porcelanato?
Não. Mesmo para revestimento cerâmico com E.P.U (expansão por umidade) quase nula, temos que considerar que o sistema de revestimento ( contrapiso + argamassa + rejunte) trabalham com a variação de temperatura e/ou umidade. As juntas de assentamento amortecem esta trabalhabilidade evitando o descolamento do revestimento.
Qual a argamassa de rejuntamento que devemos utilizar?
Recomendamos utilizar rejunte de cor similar ao produto escolhido. O rejunte utilizado deve ser flexível e impermeável, podendo ser à base de epóxi que apresenta baixíssima
absorção de água e está de acordo com os padrões de qualidade e estética dos nossos porcelanatos, ou rejunte cimentíceo aditivado especial para porcelanatos (diferente do rejunte à base de cimento utilizado nas demais cerâmicas). Para aplicação e limpeza do rejunte siga as recomendações do fabricante do produto.
Não indicamos rejuntes escuros para Porcellanatos Rústicos.
Quando devo fazer o rejuntamento?
O rejuntamento só deverá ser feito 72 horas (3 dias) após o assentamento do piso.
É correto utilizar Porcelanato em paredes?
Sim. O porcellanato serve tanto para piso como para paredes. O Porcellanato Rústico, por possuir linhas de cerâmica desenvolvida especialmente para fazer o “conjunto” entre piso e parede, não quer dizer que não se possa assentá-los em paredes. Com certeza, com essa utilização, pode-se embelezar os ambientes (tanto quanto as peças desenvolvidas para paredes) com os complementos existentes para a linha e facilitar a modularidade entre peças e alinhamento entre as juntas.
Como remover a película protetora do porcelanato?
Esta película protetora existe apenas no porcellanato, aconselhamos o uso de limpa vidros para removê-la.
Quais os cuidados que devo ter para evitar que pisos brilhantes venham a riscar?
Produtos cerâmicos de superfície brilhante, inclusive os porcelanatos polidos, são suscetíveis à riscos, portanto, recursos de proteção devem ser utilizados durante o assentamento. Mantenha a obra sempre limpa, livre de materiais abrasivos e proteja o revestimento para concluir as demais etapas da obra. Durante o uso, dispositivos de limpeza para remoção de resíduos de areia do solado de sapatos devem ser adotados, como grades e capachos, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário